quarta-feira, 31 de março de 2010

2 de Abril - Dia Mundial da Conscencialização do Autismo

Em Dezembro de 2007 as Nações Unidas decidiu designar o dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
A comemoração desta data procura sensibilizar a sociedade para uma atitude responsável, de respeito, compreensão e solidariedade, no sentido de promover a integração social da Pessoa com Autismo.

O Autismo é uma perturbação global do desenvolvimento, que se caracteriza por comprometimento de competências ao nível de três grandes áreas: Interacção/Relação; Comunicação; Comportamentos Repetitivos e Interesses Restritos. A etiologia é ainda desconhecida mas existe consenso quanto tratar-se de uma perturbação do neuro-desenvolvimento que assume uma grande diversidade, resultando em características específicas e particulares de cada Pessoa com Perturbações do Espectro do Autismo.
O diagnóstico precoce (até aos 3 anos) é fundamental para um acompanhamento e encaminhamento adequado, e para que Família e Criança usufruam de todo o apoio especializados necessário.
O Autismo afecta crianças de todo o mundo, independente da raça ou condição sócio-económica.
A prevalência média tem vindo a aumentar a nível mundial apontando as últimas estimativas para a prevalência na ordem de 1 para 150.

A APPDA - Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem como missão promover a qualidade de vida das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo, de todos os grupos etários, e de suas famílias.
Actualmente, apoia mais de 160 crianças, jovens e adultos com Autismo, desde os 18 meses até aos 42 anos de idade.
APPDA-Norte, dispõe de consultas de avaliação diagnóstica orientadas para a comunidade em geral (cerca de 700 processos), tem em funcionamento três respostas sociais: CEACF (Centro de Estudos e Apoio à Criança e à Família) para apoio a crianças dos 0 aos 6 anos, CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) e Lar/Residência para jovens e adultos com idade superior a 16 anos. Temos ainda, 3 projectos a decorrer:
 CRI (Centro de Recursos para a Inclusão) – Trabalhamos em parceria com sete agrupamentos escolares e onze unidades de Autismo, apoiando um universo de cerca de 100 crianças.
 GASC (Grupos de Autonomia e Socialização em Contexto)
 Certificação da Qualidade no âmbito do programa Arquimedes.

A APPDA-NORTE, através das suas acções de formação desenvolvidas no seio da comunidade quer civil quer cientifica promove desta forma a sensibilização e consciencialização desta problemática.

2 comentários:

Dolores Disaster disse...

Bem falta nos fazia este blogue

Anónimo disse...

É, de facto, muito importante o trabalho da APPDA Norte. Parabéns pelo empenho e dedicação!