domingo, 19 de abril de 2009

Termo Autista - Decisão líderes Assembleia República






Sociedade - JN de 19/4/2008


Twitter tirou autismo da AR
00h30m
A decisão dos deputados à Assembleia da República de deixarem de chamar autistas aos seus pares foi a primeira decisão tomada no Parlamento português suscitada pelo Twitter, uma espécie de mini-blogue cuja utilização tem crescido avassaladoramente no mundo nos últimos meses.

A questão foi colocada pela mãe de um autista numa conversa através daquela chamada "ferramenta" social com o deputado Jorge Seguro a 25 de Março. Ana Martins, 45 anos, autora de livros e textos vários sobre autismo, pediu ao parlamentar socialista se "os senhores deputados quando se estão a mimosear entre pares seria possível não se denominarem AUTISTAS".

Jorge Seguro reencaminhou o "desafio" para outros deputados que também usam o Twitter e seria Luís Carloto Marques a formalizar a proposta ao presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, que a levaria à conferência de líderes parlamentares, onde seria aprovada por unanimidade.

"É a primeira vez que se toma uma decisão no Parlamento português suscitada por um cidadão que interpelou um deputado através do Twitter", sublinha o jornalista especialista em redes sociais na Internet, Paulo Querido, citado pela agência Lusa.

Luís Carloto Marques, deputado do Movimento Partido da Terra eleito nas listas do PSD, revelou que há alguns meses vinha recolhendo exemplos de utilização no Parlamento de termos depreciativos e concluíu que nos últimos quatro anos as palavras "autista" e "autismo" constavam em 157 páginas de 123 edições do Diário da Assembleia da República.

O facto do "desafio" ter sido feito próximo do dia 2 de Abril, que é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, veio acelerar a iniciativa que Carloto Marques garante que já tinha prevista. Para

Jorge Seguro, que diz ter sido o primeiro deputado a aderir ao Twitter, considera que este caso inédito em Portugal é um "bom exemplo de como as novas tecnologias podem funcionar ao serviço da cidadania".

Sem comentários: