Pretende-se com este blog divulgar as actividades que se vão desenrolando na sede da APPDA - Norte em Vila Nova de Gaia.
sábado, 25 de abril de 2009
APPDA - Norte recebe mealha de ouro de mérito cívico do Município de Gaia
Em cerimónia comemorativa dos 35 anos do 25 de Abril, o Município de Vila Nova de Gaia agraciou a APPDA - Norte com a Medalha de Ouro de Mérito Cívico pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade.
O Presidente da Direcção, Eng. Isaías Igreja, recebeu das mãos do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Sílvo Cervan, a distinção.
A APPDA - Norte comemora em Outubro próximo 25 anos de existência e este foi, por assim dizer, um presente adiantado.
Etiquetas:
25 abril,
appda-norte,
autismo,
medalha ouro mérito
domingo, 19 de abril de 2009
Pais Iguais e Filhos Especiais - (re)pensar a escola, (re)construir projectos
Decorreu ontem (18/4) no Auditório da Fundação Portugal - África (Lordelo do Ouro) um encontro regional da Comunidade educativa sob a égide da Federação Concelhia das Associações de Pais do Porto.
Foram apresentadas várias comunicações das Associações ligadas à deficiência/incapacidade.
A APPDA -Norte esteve representada pelo Fernando Miguel Azevedo.
DE salientar algumas ideias veiculadas.
- Inclusão - todos de acordo.
- E depois dos 18? Que inclusão?
- Se a escola (comunidade educativa total) não está preparada (formada, sensibilizada)para atender as diversas diferenças, como se pode falar de inclusão?
- Que inclusão se os professores do ensino regular não tiveram formação adequada?
- Unidades de referência e liberdade de escolha de escola por parte dos pais.
Etiquetas:
deficiência,
escola,
FECAP,
inclusão
Termo Autista - Decisão líderes Assembleia República
Sociedade - JN de 19/4/2008
Twitter tirou autismo da AR
00h30m
A decisão dos deputados à Assembleia da República de deixarem de chamar autistas aos seus pares foi a primeira decisão tomada no Parlamento português suscitada pelo Twitter, uma espécie de mini-blogue cuja utilização tem crescido avassaladoramente no mundo nos últimos meses.
A questão foi colocada pela mãe de um autista numa conversa através daquela chamada "ferramenta" social com o deputado Jorge Seguro a 25 de Março. Ana Martins, 45 anos, autora de livros e textos vários sobre autismo, pediu ao parlamentar socialista se "os senhores deputados quando se estão a mimosear entre pares seria possível não se denominarem AUTISTAS".
Jorge Seguro reencaminhou o "desafio" para outros deputados que também usam o Twitter e seria Luís Carloto Marques a formalizar a proposta ao presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, que a levaria à conferência de líderes parlamentares, onde seria aprovada por unanimidade.
"É a primeira vez que se toma uma decisão no Parlamento português suscitada por um cidadão que interpelou um deputado através do Twitter", sublinha o jornalista especialista em redes sociais na Internet, Paulo Querido, citado pela agência Lusa.
Luís Carloto Marques, deputado do Movimento Partido da Terra eleito nas listas do PSD, revelou que há alguns meses vinha recolhendo exemplos de utilização no Parlamento de termos depreciativos e concluíu que nos últimos quatro anos as palavras "autista" e "autismo" constavam em 157 páginas de 123 edições do Diário da Assembleia da República.
O facto do "desafio" ter sido feito próximo do dia 2 de Abril, que é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, veio acelerar a iniciativa que Carloto Marques garante que já tinha prevista. Para
Jorge Seguro, que diz ter sido o primeiro deputado a aderir ao Twitter, considera que este caso inédito em Portugal é um "bom exemplo de como as novas tecnologias podem funcionar ao serviço da cidadania".
Etiquetas:
Assembleia Republica,
autismo,
autista
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Visita docentes do Agrupamento D. Pedro I
Subscrever:
Mensagens (Atom)