quarta-feira, 31 de março de 2010

2 de Abril - Dia Mundial da Conscencialização do Autismo

Em Dezembro de 2007 as Nações Unidas decidiu designar o dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
A comemoração desta data procura sensibilizar a sociedade para uma atitude responsável, de respeito, compreensão e solidariedade, no sentido de promover a integração social da Pessoa com Autismo.

O Autismo é uma perturbação global do desenvolvimento, que se caracteriza por comprometimento de competências ao nível de três grandes áreas: Interacção/Relação; Comunicação; Comportamentos Repetitivos e Interesses Restritos. A etiologia é ainda desconhecida mas existe consenso quanto tratar-se de uma perturbação do neuro-desenvolvimento que assume uma grande diversidade, resultando em características específicas e particulares de cada Pessoa com Perturbações do Espectro do Autismo.
O diagnóstico precoce (até aos 3 anos) é fundamental para um acompanhamento e encaminhamento adequado, e para que Família e Criança usufruam de todo o apoio especializados necessário.
O Autismo afecta crianças de todo o mundo, independente da raça ou condição sócio-económica.
A prevalência média tem vindo a aumentar a nível mundial apontando as últimas estimativas para a prevalência na ordem de 1 para 150.

A APPDA - Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem como missão promover a qualidade de vida das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo, de todos os grupos etários, e de suas famílias.
Actualmente, apoia mais de 160 crianças, jovens e adultos com Autismo, desde os 18 meses até aos 42 anos de idade.
APPDA-Norte, dispõe de consultas de avaliação diagnóstica orientadas para a comunidade em geral (cerca de 700 processos), tem em funcionamento três respostas sociais: CEACF (Centro de Estudos e Apoio à Criança e à Família) para apoio a crianças dos 0 aos 6 anos, CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) e Lar/Residência para jovens e adultos com idade superior a 16 anos. Temos ainda, 3 projectos a decorrer:
 CRI (Centro de Recursos para a Inclusão) – Trabalhamos em parceria com sete agrupamentos escolares e onze unidades de Autismo, apoiando um universo de cerca de 100 crianças.
 GASC (Grupos de Autonomia e Socialização em Contexto)
 Certificação da Qualidade no âmbito do programa Arquimedes.

A APPDA-NORTE, através das suas acções de formação desenvolvidas no seio da comunidade quer civil quer cientifica promove desta forma a sensibilização e consciencialização desta problemática.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Jantar Sr. Carneiro

Foi em ambiente de festa e de confraternização que nos despedimos do Sr. Carneiro, motorista desta Instituição durate 12 anos e que se dedicou sempre com toda a disponibilidade.
É sem dúvida triste ver sair pessoas que durante tanto tempo partilharam momentos inesqueciveis quer com os clientes quer com todos colaboradores desta Instituição.

"Noite de Pais"

No âmbito dos eventos comemorativos dos 25 anos da APPDA-Norte, um é a "Noie de Pais".
Tenta ser um momento de descontracção e lazer para os pais de pessoas com Autismo. Que desse modo possam usufruir de um momento a dois na Daceteria Turol - Oliveira de Azemeis.
Gostariamos de conseguir como Instituição oferecer retaguarda às pessoas com Autismo, para que esta actividade envolvesse um bom número de casais, no entanto isso não nos é possivel. Assim, caso consigam suprir o obstáculo de puderem nessa noite obter apoio para o vosso filho ou filha, estão abertas inscrições até ao dia 9 de Março, para se concretizar a "Noite de Pais" , que se irá realizar no dia 13 de Março.
Contamos com a vossa presença.
Contacto: 227169550 ou presencialmente na secretaria da nossa Instituição.

Como chegar a Danceteria Turol:

Saindo da APPDA-Norte
Seguir sudeste em frente EM630/R. Conceição Fernandes em direcção a Travessa Conceição Fernandes
Continuar a seguir EM630
1,6 km
Na rotunda, seguir pela 1.ª saída
0,4 km
Na rotunda, seguir pela 2.ª saída para a rampa da A29 para Porto/Vila Nova de Gaia
0,3 km
Permanecer à esquerda na bifurcação, seguir as indicações para A1/Lisboa/A20/Porto (Freixo) e convergir com A29
0,9 km
Seguir pela saída em direcção a A1/Lisboa/Feira
0,4 km
Convergir com A20
1,5 km
Continue até A1
Auto-estrada com portagem parcial
44,5 km
Seguir pela saída em direcção a Viseu
Auto-estrada com portagem parcial
1,3 km
Convergir com A25
0,6 km
Seguir pela saída 7
0,3 km
Na rotunda, seguir pela 1.ª saída para N16
O destino encontra-se à direita
0,4 km
N16